Sementes de qualidade merecem Cuidados

Preparação do Solo Antes do Plantio

É conveniente efetuar a análise do solo e corrigi-lo se necessário. O calcário deve ser aplicado 3 meses antes do plantio. Práticas conservacionistas como terraços são importantes para se evitar erosões. Faça um bom preparo do solo: deixe-o bem destorroado, sem sulcos. Após o preparo, o solo precisa de um período de descanso para fermentação do material palhoso na superfície. Depois é só nivelar e plantar.

Rolo Compactador

Este equipamente substitui a grade niveladora fechada. No plantio de Brachiaria Humidicula é indispensável a aplicação do rolo compactador, que deve ser passado após distribuir as sementes a lanço, de forma que acomode o solo sobre as sementes, resultando numa germinação homogênea. Em solos argilosos não é recomendado o uso do rolo compactador.

Semeadura a Lanço

Após o preparo do solo, passar a niveladora e plantar em seguida. Após esse procedimento, incorpore as sementes ao solo com grade niveladora fechada para solo argiloso e rolo compactador para solos arenosos.

Grade Niveladora Fechada

Para que as sementes sejam introduzidas no solo e atinjam uma profundidade de no máximo 2cm, passe a grade niveladora fechada com discos em posição paralela após distribuir as sementes a lanço. A grade niveladora substitui o rolo compactador no plantio de sementes maiores e não deve ser usada no plantio de sementes menores (panicum). Não é recomendado para terras arenosas, pois poderá aprofundar as sementes além do limite. Observação: para não aterrar demais as sementes e prejudicar sua germinação, não utilize a grade aberta.

Plantio Aéreo

Usar apenas em grandes aéreas ou recém desmatadas, pois a semeadura é um plantio de risco, as sementes expostas podem sofrer ataques de pássaros e insetos, perder a germinação ou ainda não germinar devido à falta de contato com o solo úmido. Para esse tipo de plantio é necessário utilizar uma quantidade de sementes de 50% à 80% a mais do que plantio normal. Se o plantio for feito em área queimada, é fundamental distribuir as sementes antes da primeira chuva, caso contrario, é preciso adotar outros métodos de plantio e respeitar um prazo de tempo para que esfrie o solo para lançar as sementes.

Plantio Manual

Para regular a profundidade das sementes, solde as chapas laterais com até 2cm de boca (saída) na matraca. Para compactar o solo, “pise” no local onde você bateu a matraca. Ideal para locais de difícil acesso e áreas pequenas. As vantagens desse tipo de plantio é que não exige equipamentos caros e sofisticados, há menor necessidade de sementes no plantio e em certos locais é o único meio de plantio. As desvantagens são: as plantas nascem coveadas, o plantio é muito moroso e deve-se ter muito cuidado com a profundidade das sementes no plantio.

Cuidados Especiais no Plantio

O momento ideal para o plantio é após a normalização da estação das chuvas, com a temperatura mais alta. Verifique as máquinas usadas no plantio com antecedência. Todas devem estar em boas condições de uso para regular a quantidade correta das sementes, não danificá-las evitando assim o desperdício de sementes. Adubar de acordo com a análise do solo. Nunca misture as sementes com adubos nitrogenados e potássicos, pois poderão queimar os embriões. A profundidade recomendada para o plantio é de aproximadamente 5 vezes o diâmetro da semente. Quanto às gramíneas, jamais devem passar de 2cm de profundidade. Para incorporação das sementes, após o semeio superficial deve-se passar o rolo compactador ou grade niveladora fechada, variando conforme o solo. No plantio com trator usando Lely ou Vincon, trabalhe no máximo com 2 sacos de sementes no reservatório, pois isto ajudará na melhor distribuição da semente na área.

Cuidados Especiais no Armazenamento

As sementes são organismos vivos e sensíveis, sendo necessários cuidados especiais no transporte, protegendo-as da umidade e do calor excessivo. Devem ser armazenadas em local seco, fresco e ventilado, preferencialmente sobre estrados de madeira para não absorver a umidade. As sementes não podem estar junto as paredes do armazém, garantindo assim uma melhor ventilação e o controle de traças e roedores; não misturar as sacarias de sementes com outros produtos (fertilizantes, sal mineral, etc.).