O Laboratório de Analise de Sementes Selegram (LASS), é um departamento da Selegram Produção e Comércio de Sementes LTDA, empresa legalmente constituída com CNPJ 52.070.356/0001-03, atuante no ramo de produção, reembalamento, beneficiamento e comercialização de sementes de forrageiras. O laboratório está localizado na cidade de Santo Anastácio-SP Rodovia Raposo Tavares, Km 596 CEP 19360-000.
Seu objetivo principal é atender a demanda de análise de sementes de produção própria, porém, também visa atender a demanda de clientes externos de todo o país.
Realizando ensaios de: Análise de Pureza, Teste de Germinação, Determinação de Outras Sementes Por Número (DOSN), Teste de Tetrazólio (TZ), Análise de Sementes Revestidas, Peso de mil sementes (PMS).
O Laboratório está estruturado com instalações e equipamentos apropriados, com profissionais qualificados e competentes para a realização, interpretação e apresentação dos resultados das análises de sementes. O laboratório realiza as análises de acordo com as metodologias validadas a nível nacional. Atende às exigências das autoridades regulamentadoras como da Entidade CGAL que fornece reconhecimento, extensão de escopo e monitoramento de laboratórios no MAPA. Os documentos da qualidade seguem a interpretação da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração e demais legislações complementares.
Determinar a composição percentual por peso e a identidade das diferentes espécies de sementes e do material inerte da amostra e por inferência a do lote de sementes.
Germinação de sementes em teste de laboratório é a emergência e desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, demonstrando sua aptidão para produzir uma planta normal sob condições favoráveis de campo.
Estima o número de sementes (inclusive bulbilhos e tubérculos) de outras espécies presentes na amostra de trabalho de DOSN. O peso da amostra de trabalho, usado para esta determinação e prescrito nas Regras de Análises de Sementes (RAS), sendo específico para cada espécie.
O teste de tetrazólio é um teste bioquímico que pode ser usado quando as sementes necessitam ser semeadas logo após a colheita; quando apresentam dormência ou para resolver problemas encontrados no teste de germinação, como por exemplo, presença de um grande número de plântulas anormais. Também pode ser usado para avaliar o vigor , determinar a viabilidade das sementes após tratamentos pré-germinativos, danos por secagem, por insetos e por umidade bem como, para detectar danos mecânicos de colheita e/ou beneficiamento.