DICAS DE CULTIVO

CUIDADOS ESPECIAIS NO ARMAZENAMENTO

CUIDADOS ESPECIAIS NO ARMAZENAMENTO: As sementes são organismos vivos e sensíveis, sendo necessários cuidados especiais no transporte, protegendo-as da umidade e do calor excessivo. Devem ser armazenadas em local seco, fresco e ventilado, preferencialmente sobre estrados de madeira para não absorver umidade. As sementes não podem estar junto às paredes do armazém, garantindo assim uma melhor ventilação e o controle de traças e roedores; não misturar as sacarias de sementes com outros produtos (fertilizantes, sal mineral, etc.).

FATORES QUE PODEM COMPROMETER O PLANTIO

 Após o preparo ou queimada, não respeitar o período de descanso do solo, já que a fermentação da matéria orgânica ocasiona superaquecimento e consequente queima do sistema radicular; Utilizar a dosagem de sementes abaixo do recomendado; Uso de máquinas inadequadas que podem provocar má distribuição ou danos as sementes; Plantio excessivamente profundo das sementes: Plantio superficial sem incorporação das sementes; Plantio em solo molhado seguido de longo período de sol; Ataques de insetos, aves e roedores; Nunca plante a semente com o solo úmido porque poderá matá-la. Só plante com o solo úmido se tiver previsão de chuva para as próximas horas do dia.

O preparo da semeadura começa por aqui

Etapas do preparo do solo

Análise de solo

Recomenda-se fazer análise de solo para solicitar suporte técnico sobre os resultados para determinar a quantidade e qualidade do fertilizante a ser utilizado.

Correção do solo

A correção da acidez (pH) e a adubação do solo garantirão o estabelecimento adequado das pastagens.

Diversifique o pasto

A diversificação de pastagens é útil na prevenção de eventuais ataques de fungos e ervas daninhas às pastagens.

Calibração dos Equipamentos

É importante fazer a calibração correta do equipamento de semeadura.

Cuidado com o plantio

É importante estar atento à profundidade de semeadura.

Cuidados especiais no preparo do solo

Faça a conservação do solo evitando erosão; Caso seja necessário, aplique calcário no solo noventa dias antes da semeadura; Tendo material polhoso no solo (palha de milho por exemplo), faça o plantio direto ou aguarde um período de descanso para a fermentação do material, nivelando novamente no momento da semeadura.

ADUBAÇÃO:

A adubação pode ser feita com base na análise do solo. Não misture sementes com adubos nitrogenados e potássios porque eles prejudicam o embrião da semente.

Adubos fosfatados pode ser misturados as sementes desde que o plantio seja feito no mesmo dia.

CUIDADOS ESPECIAIS NO PLANTIO

O momento ideal para o plantio é após s normalização da estação das chuvas, com a temperatura mais alta.

Verifique as máquinas usadas no plantio com antecedência.

Todas devem estar em boas condições de uso para regular a quantidade correta das sementes, não danifica-las evitando assim o desperdício de sementes.

Adubar de acordo com a análise do solo.

Nunca misture as sementes com adubos nitrogenados e potássicos, pois poderão queimar os embriões.

A profundidade recomendada para o plantio é de aproximadame 5 vezes o diâmetro da semente.

Quanto às gramíneas, jamais devem passar de 2cm de profundidade.

Para incorporação das sementes, após o semeio superficial deve-se passar o rolo compactador ou grade niveladora fechada, variando conforme o solo.

No plantio com trator usando Lely ou Vincon, trabalhe no máximo com 2 sacos de sementes no reservatório, pois isto ajudará na melhor distribuição da semente na área.

CAPIM ROBUSTO
PARA MANTER O GADO SAUDÁVEL
INSTRUÇÕES PARA O PLANTIO

PREPARAÇÃO DO SOLO ANTES DO PLANTIO: É conveniente efetuar a análise do solo e corrigi-lo se necessário. O calcário deve ser aplicado 3 meses antes do plantio. Práticas conservacionistas como terraços são importantes para se evitar erosões. Faça um bom preparo do solo: deixo-o bem destorroado, nivelado, sem sulcos. Após o preparo, o solo precisa de um período de descanso para a fermentação do material palhoso na superfície. Depois é só nivelar e plantar.

SEMEADURA A LANÇO: Após o preparo do solo, passar a niveladora e plantar em seguida. Após esse procedimento, incorpore as sementes do solo com a grade niveladora fechada para solo argiloso e rolo compactador para solos arenosos.

GRADE NIVELADORA FECHADA: Para que as sementes sejam introduzidas no solo e atinjam uma profundidade de no máximo 2 cm, passe a grade niveladora fechada nos discos em posição paralela após distribuir as sementes a lanço. A grade niveladora substitui o rolo compactador no plantio de sementes maiores e não deve ser usada no plantio de sementes menores (panicum). Não é recomendado para terras arenosas, pois poderá aprofundar as sementes além do limite.

Observação: Para não enterrar demais as sementes e prejudicar sua germinação, não utilize a grade aberta.

ROLO COMPACTADOR: Este equipamento substitui a grade niveladora fechada. No plantio de Brachiaria Humidicola é indispensável a aplicação do rolo compactador, que deve ser passado após distribuir as sementes a lanco, de forma que acomode o solo sobre as sementes, resultando numa germinação homogênea. Em solos argilosos não é recomendado o uso do rolo compactador.

MÁXIMA QUALIDADE EM SEMENTES

PLANTIO AÉREO: Usar apenas em grandes áreas ou recém desmatadas, pois a semeadura é um plantio de risco, as sementes expostas podem sofrer ataques de pássaros e insetos, perder a germinação ou ainda não germinar devido à falta de contato com o solo úmido. Para esse tipo de plantio é necessário utilizar uma quantidade de sementes de 50% a 80% a mais do que o plantio normal. Se o plantio for feito em área queimado, é fundamental distribuir as sementes antes da primeira chuva, caso contrário, é preciso adotar outros métodos de plantio e respeitar um prazo de tempo para que esfrie o solo para lançar as sementes.

PLANTIO MANUAL: Para regular a profundidade das sementes, solde as chapas laterais com até 2cm da boca (saída) na matraca. Para compactar o solo, “pise” no local onde você bateu a matraca. Ideal para locais de difícil acesso e áreas pequenas. As vantagens desse tipo de plantio é que não exige equipamentos caros e sofisticados, há menor necessidade de sementes no plantio e em certos locais é o único meio de plantio. As desvantagens são: as plantas nascem coveadas, o plantio é muito moroso e deve-se ter muito cuidado com a profundidade, das sementes no plantio.